quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Cristão e a politica

O tema que vou abordar, é um tema polémico, o tema é.....PODE UM CRISTÃO TER ACTIVIDADE POLITICA? Uns acham que não deve, outros pelo contrario, acham que deve. O que diz Jesus sobre tal assunto?
As Escrituras, na verdade não defendem nem o abstencionismo, nem o seu contrario...mas Jesus dá-nos uma orientação no Evangelho, podemos ler em Mateus 22:15 a 22 um ensino precioso.Porém não vou ser muito exaustivo, o leito poderá ler esse texto com atenção, em particular, na verdade vou salientar os versos 19 a 21, do mesmo capítulo, diz assim: Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele(Jesus) diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
O versículo que deslinda a nossa questão é precisamente o 21....a César o que é de César, a  Deus o que é de Deus. Isto é verdade, tanto para os nossos deveres cívicos, como Cristãos, perante as autoridades....como legitima a ação politica, da parte dos Cristãos.....desde que respeitem o principio de dar a César, o que lhe pertence, e a Deus o que lhe é devido. Mas poderão dizer-me.....A POLITICA É TÃO SUJA, QUE NÃO DEVEMOS METER-NOS NELA.....Por muito suja que ela seja.....legitima tanto o empenhamento do Cristão nela, como a não intervenção na politica.
Em conclusão, cabe ao Cristão decidir, em consciencia, se deve participar ou não participar na politica. A César o que é de César, a Deus o que é de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário