segunda-feira, 9 de maio de 2016

Os Refugiados e o Quadro Europeu-Crise Humanitária

Confesso que tenho estranhado, ultimamente não se tem ouvido falar de refugiados, ou melhor, não se tem ouvido falar de novos refugiados chegados à Grécia...para lá de noticias esporádicas de afogamentos, mas as noticias são cada vez mais raras. No entanto, o problema continua a existir, se não se fala na chegada de novos refugiados, não é porque eles não cheguem cada vez mais, mas porque o acordo entre a União Europeia e Turquia, tem feito com que eles sejam reenviados para a Turquia...e talvez já não interesse, falar no assunto.
    No entanto, a situação na Síria, no Iraque e noutros pontos do globo, continua escaldante, e a solução do acordo União Europeia/Turquia, é uma solução iníqua, um lavar de mãos de Pilatos. Como se não chegasse, na Europa, têm surgido, uma série de governos de Extrema Direita, protagonizando radicalismos nacionalistas, fechando as portas aos refugiados e interrompendo a vaga de asilo a esses refugiados. Na Alemanha, os neo-nazis são a terceira força nas intenções de voto, e assim vai a Europa.
    Todos estes acontecimentos têm duas leituras, uma meramente politica e estatística...e para muitos europeus, a vidinha continua e nada de errado se passa. Mas existe outra leitura mais trágica e preocupante, é que estamos a falar de seres humanos, pessoas de carne e osso, que tudo deixaram...pátria e família, alguns carreiras como médicos, engenheiros e outras...outros, mais humildes e de menos recursos...todos enfrentando a fome, a morte e a incerteza, procurando refazer as suas vidas na Europa. É uma verdadeira Crise Humanitária, tanto para europeus, como refugiados, e os argumentos xenófobos, que eles são muçulmanos e terroristas encapotados, têm agravado a situação. Como seres humanos e Cristãos, que somos, temos o dever de ajudar esta imensa massa humana, que chega...sem perguntar, a que religião e cultura pertencem, um muçulmano em perigo, é antes de mais, um ser humano. Para rematar, espanta-me, que pessoas, que se dizem cristãos e nascidos de novo, hesitem ainda em ajudar esta gente...afinal de contas, Jesus Cristo não morreu também por eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário