Mas o Espírito expressamente diz que nos ultimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizadas a sua propria consciencia; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinencia dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. (1 Timóteo 4: 1,2,3,4)
Escolhi este tema, porque está na ordem do dia, o celibato dos padres, dos monges e monjas.....quer sejam católicas ou de outras religiões......como os budistas por exemplo. Também está na moda o vegetarianismo, sendo a expressão mais radical desta tendencia o veganismo. Estas dietas, apresentadas como as mais sudaveis e apresentadas como alterntiva ao abuso da alimentação animal......transportam uma grande carga mistica e religiosa.
É certo que existem Cristãos que são vegetarianos, nem quero negar alguns beneficios deste tipo de dietas......mas o que a passagem Bíblica nos díz concretamente?
O texto fala de doutrinas de demônios e imposição da abstinencia sexual e de manjares, por parte de alguns misticos. É certo que o seu oposto também é condenado, a fornicação e a glutonoria.....por parte de Deus. Então o que está certo, afinal de contas?
O sexo é bom e saudavel, no quadro do casamento e neste prisma, não é pecado. Quanto á comida esta deve servir para nos alimentarmos saudavelmente......sem excessos, quer adoptemos uma dieta vegetariana ou omnivora, que seja sem fundamentalismos de qualquer especie. Que cada um saiba usar a liberdade que Deus lhe deu, para honrar o mesmo Deus, quer comamos ou bebamos ou façamos outra coisa qualquer. A Paz do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário